sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lucho Gonzalez - El Comandante

Hoje dedico o dia ao nosso capitão de equipa Lucho Gonzalez! É a altura ideal para fazer uma homenagem a este grande jogador, que esta agora na sua segunda passagem pelos azuis e brancos!

Lucho González, jogador Argentino, chegou ao Futebol Clube do Porto no Verão de 2005, uma época depois de ter assegurado o passe do jogador, e depressa atingiu um lugar de destaque na invicta! Foi um dos jogadores responsáveis pelo regresso do Porto às vitórias do Campeonato Português depois da interrupção, apenas por um ano, por parte do Benfica.

Desde cedo foi um jogador respeitado no seio do plantel, daí ter-se torna-do capitão de equipe com relativa facilidade! Lucho no nosso clube é sinónimo de vitórias em campeonatos! Sempre que o tivemos na equipa fomos campeões nacionais (5 vezes). Lucho nas 4 primeiras temporadas no Futebol Clube do Porto tornou-se como já disse num jogador preponderante na equipa, onde foi muitas vezes decisivo em jogos complicados, tanto marcando golos, como a assistir os seus colegas do ultimo terço do campo. A forma como comandava a equipa deu-lhe a alcunha de "El Comandante"!

Quando saíu da equipa no verão de 2009 foi uma enorme perda tanto no campo como também a nível do balneário, tendo a equipa perdido alguma qualidade no sector do meio campo.

Em Janeiro de 2012 face à instabilidade que se vivia na nossa equipa, com muitos casos (Ex. Rolando, Fucile, Pereira etc) tentamos e conseguimos trazer El Comandante para a nossa equipa numa transferêcia sem custos para a nossa equipa. Marselha tinha ainda uma dívida para com o clube azul e branco! Foi um renascer da equipa durante os 5 meses que restavam de campeonato já que ganhamos um líder de balneário, que vive o Porto como o maior dos adeptos que possamos imaginar e isso trouxe estabilidade à equipa, que estava mal na luta pelo título e que no final foi o que se viu! o Bi Campeonato com ajuda directa do nosso capitão!

Esta temporada tem sido um jogador fundamental apesar dos seus 32 anos, fazendo alguns golos e assistências na Champions League e conseguindo desbloquear alguns jogos das competições internas. Acima de tudo vemos um jogador que é muito profissional, que quis voltar ao clube onde teve sucesso e que o lançou abdicando de parte do salário que recebia em França. É um jogador que sente o Porto por vezes mais que aqueles que saem da cantera! Um exemplo de Homem com "H" grande e de um profissional exemplar! Um exemplo flagrante deste profissionalismo e Homem foi aquando da morte do seu pai quando jogou em Setembro um jogo da Liga dos Campeões onde inclusíve marcou e dedicou o golo ao seu pai, quando horas antes tinha sabido da morte do mesmo! Aqui se vê as grandes pessoas que fazem parte do Futebol Clube do Porto!

Sem comentários: