sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FC Porto e a questão Taça da Liga

Hoje tudo se escreve à volta da questão da eliminação do Futebol Clube do Porto da Taça da Liga, devido à utilização de Fabiano, Abdoulaye e Sebá menos de 72 horas antes do fim do jogo em que estes tinham participado na equipa B e o ínicio do jogo da equipa A frente ao Vitória de Setúbal.

Bem, aqui pouco interessa se foi 15 minutos antes, 2 horas ou mais. Interessa sim que foi antes das 72 horas mas é preciso ver os regulamentos para esta competição! Se formos a ver o regulamento para as provas organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Podem consultar o regulamento clicando aqui!

Analisando então este regulamento chegamos ao Anexo V. Vamos lá analisá-lo:

Ao vermos logo o primeiro artigo este refere-se da seguinte maneira: 
"Artigo 1.º - O presente Regulamento regula a participação das equipas “B” no campeonato da II Liga."
Bem ao vermos logo isto verificamos que este regulamento apenas é utilizado para regular a participação das equipas B na 2ª Liga Portuguesa.

Agora vamos ao famoso artigo 13 que motivou todo este alarido em volta da utilização indevida de jogadores por parte o FCP.

"Artigo 13.º
1. Qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa “B”, decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo.
2. O disposto no número anterior, abrange igualmente os jogadores que tenham participado nas competições oficiais de Juniores."
 Bem o que verificamos aqui é que um jogador da equipa A/B só pode participar num jogo da outra equipa A/B após terem sido completadas 72 horas após o final do primeiro jogo que fizeram e o ínicio do outro jogo! Isto só é aplicável quando fazem os jogos da equipa A e depois B ou B e depois A. Nunca será utilizado para jogos dentro da mesma equipa A ou B.

Vemos que a 2ª alínea deste artigo índica que tal artigo aplica-se também a jogadores que tenham participado nas competições oficiais de Juniores o que não se aplica no nosso caso, e mais nada é referido sobre o caso que nos estão a criar!

Diz-se que os casos não previstos a nível da regulamentação da Taça da Liga serão equiparados ao regulamento das competições organizadas pela L.P.F.P.
O que se passa é que encontramos este tal Anexo V e que muitos poderão dizer que é o que deveremos aplicar ao caso da Taça da Liga, mas o que verifico (Não sendo eu ninguém ligado ao estudo do direito nem nada parecido) é que estamos perante uma lacuna na regulamentação! Perante tal a participação da nossa equipa nunca deverá ser posta em causa, até que se crie regulamentação posterior para este caso em particular e que será aplicado só depois da aprovação dessa mesma alínea no regulamento!

Não deixes de dar a tua opinião!

4 comentários:

Anónimo disse...

"Isto só é aplicável quando fazem os jogos da equipa A e depois B ou B e depois A. Nunca será utilizado para jogos dentro da mesma equipa A ou B"

Mas não foi este caso? Jogaram pela B e depois jogaram pela A?

Anónimo disse...

Exato esse foi o caso, apenas estava a explicar a alínea do regulamento! Agora a conclusão que se tira é a que está um pouco mais abaixo

"O que se passa é que encontramos este tal Anexo V e que muitos poderão dizer que é o que deveremos aplicar ao caso da Taça da Liga, mas o que verifico (Não sendo eu ninguém ligado ao estudo do direito nem nada parecido) é que estamos perante uma lacuna na regulamentação!" Já que este anexo regula a participação das equipas B na 2ª liga

Anónimo disse...

O Benfica também está fora da taça "Lucílio"

Aimar, Lima, Ola Jonh, Jardel e Salvio, jogaram o ESTORIL/BENFICA, dia 06/01, às 20.15 (apito final às 22), voltaram a jogar o BENFICA ACADÉMICA, da dita taça, no dia 09/01, às 19.45 h.

A Camarinha

Anónimo disse...

Mas esse caso foi em dois jogos ambos na equipa A! Mas isto são lacunas presentes nos regulamentos da liga.. enfim, vamos a ver o que irá acontecer!